top of page

Formação Doulas de Adoção
ONLINE - TURMA 6
Marianna Muradas e Mayra Aiello

doulas-fundotransparente-01.png
36 horas de aula online e ao vivo.

+ 22 horas de aulas gravadas.

42 horas de certificação: estágio e trabalho escrito com orientação.

A Doula é uma profissional que dá apoio e suporte emocional aos momentos de transição das nossas vidas e que acompanha todas as vias de nascimento de uma família, inclusive a adoção. 

Por isso, nós, Marianna Muradas (Doula e filha via adoção) e Mayra Aiello (Psicóloga e mãe via adoção), idealizamos a Formação de Doulas de Adoção que capacita profissionais como Doulas de Adoção para acolher as particularidades dessa via de nascimento com base na adoção legal, segura e para sempre.

Temos como objetivo trazer o olhar da Doula para o tema da adoção ao capacitar pessoas (famílias, profissionais e interessados no tema ) com conhecimentos teóricos e ferramentais em 3 pilares de ações:

- Fornecer informações legais sobre o processo psicossocial da adoção no Brasil;

- Auxiliar as famílias adotivas e os adotados na transição saudável e positiva da Parentalidade;

- Possibilitar o acesso a ferramentas que possibilitam o acolhimento aos aspectos emocionais e sociais nas diferentes fases do processo de adoção.

A formação é estruturada em aulas online ao vivo que serão gravadas e disponibilizadas para acesso por 3 meses. Abordaremos nas aulas saberes necessários para o olhar da Doula de Adoção no cenário Brasileiro e ferramentas de atuação com as famílias.​

 

PROXIMA TURMA PREVISTA PARA ABRIL DE 2024.

E certificação de junho a novembro de 2024.

Organizadoras 

 

Marianna Muradas 

Marianna Muradas é Educadora Feldenkrais formada pelo Feldenkrais Institute of San Diego, Doula de parto certificada pelo DONA International, Instrutora GentleBirth. Autora do livro Filho é Filho, pela editora Matrescência. É co-idealizadora do Instituto Doulas de Adoção no Brasil e filha via adoção

 

Mayra Aiello

Mayra Aiello é Psicóloga formada pela UNESP-Bauru, com especialização em Arteterapia e Mestranda em Psicologia na UFGD-MS. É psicóloga perinatal e parental com atendimento clínico e professora universitária em curso de graduação de Psicologia. É co-idealizadora do Instituto Doulas de Adoção no Brasil e mãe via adoção.

Professores Convidados

Fernanda Lopes 

Psicóloga e psicanalista. pós graduanda em Psicanálise da Parentalidade e Perinatalidade pelo Instituto Gerar. Atende em consultório, realiza atendimento para desmame gradual, palestrante na área do aleitamento materno e das questões raciais.

Janaína Gomes

Professora na Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC Campinas). Coordenadora da Clínica de Direitos Humanos Luiz Gama, projeto de extensão da Faculdade de Direito do Largo São Francisco (FD USP).Doutoranda em Direitos Humanos na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, Mestre em Direitos Humanos pela mesma Faculdade sob orientação do Professor Dr. Guilherme de Almeida e coorientação da Professora Dra. Ana Lúcia Pastore Schritzmeyer. Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas com bacharelado em Antropologia Social (2011). Graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2012). Pesquisadora do Núcleo de Antropologia do Direito, USP.

Lara Naddeo

Lara é psicóloga  formada pela PUC-SP, mora em São Paulo, tem mestrado em intervenção psicossocial pela Universidade de Barcelona. Atua há 9 anos no universo do acolhimento de crianças e adolescentes, trabalhando em diversos programas do Instituto Fazendo História. E é Doula de adoção em formação. 

Larissa Alves

Larissa Alves é filha adotiva, jornalista, bacharela em direito e instrutora de Kindfulness em formação. Co-idealizadora da Associação Brasileira de Pessoas Adotadas (ADOTIVA) e do podcast Adotivas, pesquisa a origem social da adoção e emoções adotivas, além de coordenar a página @olharadotivo no Instagram.

Luciana Santos Almeida

Luciana dos Santos Almeida, assistente social formada pela Universidade Federal Fluminense/UFF, Niterói. Especialista em gestão de unidade pública de saúde pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Há oito anos atua como assistente social do Tribunal de Justiça de São Paulo na Comarca de Guarulhos. Em processo de certificação como Doula de adoção. 

Marília Facco 

Mulher branca, psicóloga clínica há 14 anos, doutora em psicologia da educação pela PUC/SP, graduanda em História, professora do ensino básico, mãe por adoção de um casal de gêmeos.

Marleide Soares Pereira de Oliveira

Psicóloga abordagem psicanalítica; pós-graduada em Docência no Ensino Superior. Tem experiência no atendimento a adolescentes e jovens em medida socioeducativa, bem como no atendimento a crianças e adolescentes em acolhimento institucional. É palestrante em temas relacionados ao bullying, identidade, aspectos da sexualidade na infância, contexto de medidas socioeducativas e racismo na infância com ênfase no ambiente escolar no enfrentamento do racismo e suas consequências para os sujeitos e a sociedade.

Na área clínica, realiza psicoterapia, orientação psicológica e supervisão de casos clínicos. 

Wadson Alonso

Wadson do Carmo Alonso, graduado em Psicologia pela USP – Ribeirão Preto, pós-graduado em Terapia Familiar Sistêmica e atualmente cursando Psicoterapia de Orientação Psicanalítica na Univ. Mackenzie. É Psicólogo Judiciário do TJSP desde e Psicólogo Clínico. Ex-concurseiro profissional, ingressou na carreira de Psicólogo Judiciário em 2014 trabalhando para as Varas de Infância e Juventude, Família e Criminais. Atualmente é  Coordenador do Grupo de Estudos de Varas de Família do TJSP da Capital. Publicou livros sobre Psicologia para Concursos Públicos. Atende pacientes particulares de forma virtual de todo Brasil e divulga conteúdos sobre Adoção e Psicologia Jurídica no Instagram (@wadson_psicologo).  

 

 

Importante:

O curso completo de formação de Doulas de Adoção acontecerá em 37 aulas, sendo 15 aulas online ao vivo e 12 aulas gravadas na plataforma online. As aulas foram planejadas com conteúdos que se complementam, por conta disso, indicamos que sejam assistidas ao vivo conforme cronograma.

As aulas ao vivo serão todas gravadas e ao final do curso ficarão disponíveis em uma plataforma online com acesso por até 6 meses após a conclusão das aulas. Disponibilizaremos aulas gravadas com temáticas importantes que serão acessadas pela plataforma online.

Será disponibilizado em pdf o material de aquecimento e a apostila do curso.

Será permitido o acesso ao material e vídeo-aulas apenas ao aluno inscrito no curso, pessoas de fora não terão acesso habilitado.

Importante ressaltar que o conteúdo disponibilizado, inclusive apostila e vídeo-aulas, consta como obra autoral protegida de propriedade intelectual das organizadoras do curso, portanto não é permitida a reprodução e a disseminação de conteúdo autoral para terceiros. 

Informações complementares:

As aulas ao vivo serão gravadas e postadas na plataforma.

E ao final do curso estarão todas disponíveis em uma plataforma online com acesso por 6 (seis) meses após a conclusão das aulas.

A realização do curso não dá a permissão para atuação como Doula de Adoção.

 

A atuação será validada com a Certificação como Doula de Adoção Brasil: após comprovação das horas de estágio supervisionado, atendimento social online com uma família em alguma etapa do processo de adoção indicada por nós, e a construção e entrega de trabalho escrito como trabalho de comprovação da certificação no curso. Ambos fazem parte do processo de certificação que habilitará o aluno/a para atuar como Doula de Adoção e parte obrigatória do processo de formação teórico e prático como entrega para a sociedade dos conhecimentos obtidos no curso.

E como formação complementar após a certificação, nossos alunos/ Doulas de Adoção formadas serão acionados para participação nos projetos e ações do Instituto Doulas de Adoção Brasil, assim como atendimentos à famílias, cursos e facilitação de rodas de adoção online.

Bolsas afirmativas para pessoas negras, indígenas, trans e de baixa renda para a Formação Online Doulas de Adoção

São divulgadas no instagram @doulasdeadocao
bottom of page